domingo, 3 de maio de 2015

Sugestões para a semana

Livros

"O Miniaturista", Jessie Burton, Presença, 404 páginas. Para alguns críticos o livro do ano de 2014. Passado no século de ouro holandês. Amor e traição, luxo, um livro fascinante e que me agarrou desde sexta-feira.

"Quem disser o contrário é porque tem razão", Mário de Carvalho, Porto Editora, 276 páginas. Um dos melhores escritores portugueses a explicar como se deve escrever um livro. A criação e as suas angústias. Agora que tantos escrevem livros, que o leiam para aprender.

O Fim do Homem Soviético, Porto Editora, http://itsprstupid.blogspot.pt/2015/04/o-fim-do-homem-sovietico.html. basta carregar no link para ler a minha crónica sobre o livro que é excelente para compreender a Rússia pós-perestroika.

Cinema

Na televisão, na quarta, no TVC2 desde as 18.45h, quatro dos grandes filmes de Orson Welles: A Dama de Xangai, A Sede do Mal, Citizen Kane e O Quarto Mandamento. Quatro obras-primas.
Para comprar, já o mencionei como um dos melhores do ano passado: Obediência, de Craig Zabel.

Séries

Agora atenção a "Bacstrom" e "Odissey".

Documentários

Na terça, a partir das 21.35h, no Arte, dois documentários a não perder: "Líbia o impossível Estado Nação" e depois "O Grande bluff de Ronald Reagan. 

Revistas

Recomendo a edição especial encadernada da GEO ("hors-série) sobre as artes e civilizações vistas pelos personagens de Tintin. E a última edição dos "Cahiers du Cinéma" sobre como se constrói um argumento de cinema

Sem comentários:

Enviar um comentário