sexta-feira, 15 de julho de 2011

4 anos de António Costa em Lisboa

Pois é, leram jornais, ouviram rádio, viram televisão ou navegaram nas redes sociais hoje? Então ficaram como eu. Parece que toda a gente se esqueceu que António Costa foi eleito, faz hoje quatro anos, em Lisboa.

Julgo ser sintomático esse esquecimento. Efectivamente, há pouco ou nada para recordar. Acho piada quando António Costa, como disse na semana passada, pondera recandidatar-se em 2013, mas primeiro tem de ver o trabalho feito.

E meus amigos, ou vamos ter uma execução camarária nunca vista ou auguro que nada haverá para mostrar. É que em 4 anos, para lá do transporte escolar, da cidade fechada para um piquenique (mérito da organização de uma cadeia de hipermercados), dos quiosques e do Terreiro do Paço (trabalho que decorre da sociedade Frente Tejo e especialmente do Governo e não da autarquia) fiz um esforço hercúleo de memória - e até dizem que é boa - e não me ocorre nada.

Quatro anos de uma mão cheia de nada e de uma comunicação social que hoje não liga a Lisboa. Noutros tempos, de melhor memória, muito criticados mas onde havia trabalho e a cidade a mexer com obras e projectos de vulto, tínhamos um jornal local - A Capital -, o DN com uma jornalista a tempo inteiro, o JN com um caderno só de Lisboa com pelo menos 5 jornalistas, o CM atento, o Expresso com uma jornalista só para lisboa, o Público com 3 jornalistas para Lisboa e rádio e televisão sempre em ebulição.

Havia boas notícias e também más notícias. Mas havia notícias. Hoje, nem se lembraram dos 4 anos de António Costa. É o deserto de notícias. talvez porque seja o espelho do deserto de obras.

Como Pedro Santana Lopes mostra num outdoor electrónico: António Costa 15 Julho 2007. 4 anos e ????????

5 comentários:

  1. Concordo com o que escreveu, mas acrescento só que António Costa também é o responsável pela criação das ciclovias, que continuo a ter dúvidas se tiveram um efeito positivo ou negativo na cidade.

    ResponderEliminar
  2. Zé da Esquina16/7/11 05:24

    Sem dinheiro não há palhaços e tanto quanto se sabe, o dinheiro da CML tinha sido estoirado durante vários mandatos anteriores (e não estou sequer a especificar partidos uma vez que vários estiveram na liderança da câmara)

    ResponderEliminar
  3. tendo em conta que o outro fez um túnel tão fundo

    que só sairam dele anos depois de entrarem

    e uns 2 milhões lá para um architetu

    este coitadinho fez como os anteriores

    deixou andar mas com menos espectáculo

    ResponderEliminar
  4. e tendo em conta que na Al Mamada se pagam 5 milhões por ano a um metro do sul e se fazem
    obras de 120 milhões em barracas culturais várias

    com meio-milhão de pedintes e atafulhada de funcionários camarários e de bairros sucia ais
    Lisboa tem seguramente de esbanjar mais

    e essa de reconstruir as ruinas da baixa com o recria

    ResponderEliminar
  5. A CML parece o livro do Astérix a Zaragata, é de tal forma que o próprio Costa mudou para o Intendente.
    Salgado, Sá Fernandes, e Nunes da Silva atropelam uns aos outros, mais uma re-estruturação mudaram-se as siglas, anda tudo à toa, funcionários arrumados em prateleiras,...enfim um caos!
    Dividir para reinar!

    ResponderEliminar