quarta-feira, 13 de julho de 2011

Só mesmo Pinto da Costa

Há uns anos atrás, Filipe Soares Franco, atacando o Porto, disparou: «o Papa morreu». Pinto da Costa retorquiu: «nunca vi uma girafa dizer coisas acertadas».

Ser presidente de um clube de futebol tem a ver com gestão, mas sobretudo com a organização que é criada, com os triunfos e com a ocupação com maestria dos espaços comunicacionais.

Vieira melhorou e escudou-se em João Gabriel, Godinho Lopes manifestamente não tem jeito, nem depois de 7 media-trainings, e tem actualmente uma loura ao lado sem condições para o ajudar pois não tem traquejo nem mundo para isso.

Faço link para as últimas declarações de Pinto da Costa, mais um show, e até sugiro a muitos estudantes que lêem o meu blog que alguém tenha a ideia interessante de fazer uma tese de comunicação sobre a gestão do universo mediático (desde há décadas) por parte do Presidente do Porto.

Seria um case-study e em livro venderia muitos milhares. Acompanhar a evolução do discurso dele e ver porque em dados momentos profere determinadas observações. Seria uma tese (ou livro) que ficaria para sempre pois contaria a história da evolução da Marca Futebol Clube do Porto que está assente na imagem da liderança de Pinto da Costa.

Hoje, ele provoca o Chelsea com Hulk (se batessem os 100 milhões dava-lhe imenso jeito), chama cobarde a Villas-Boas, comparando-o com Mourinho, que levou «5 do Barcelona e não deixou de ser o melhor do mundo» e que numa cadeira de sonho estava o ruivo e no banco está Vitor Vereira.

Em início de época é muito mais motivacional para os adeptos do que proclamar a sete ventos que vai ser campeão, porque, isso, todos dizem mas infelizmente só um ganha.

1 comentário:

  1. Só um pormenor: julgo que essa do Soares Franco, o Pinto da Costa, quando confrontado com essas declarações, perguntou: "Mas ele disse isso antes do almoço ou depois de almoçar?", insinuando que o SF gostava demasiado de whisky... E, já agora, parece-me que o Godinho Lopes melhorou imenso desde que é presidente. O candidato GL parecia outra pessoa.

    ResponderEliminar