sábado, 13 de novembro de 2010

Sugestões de fim-de-semana (5)

Deixo para este fim-de-semana de S. Martinho as seguintes deixas:

Cinema

Double Indemnity/Pagos a Dobrar, de Billy Wilder, um dos clássicos do "film noir" com Edward G: Robinson, Barbara Stanwyck e Fred Mc Murray. Um modesto empregado de seguros que conhece uma "bombshell" loura que o leva à perdição. Grande filme.

A Imperatriz Yang Kwei Fei (Kenji Mizoguchi), Freaks (Tod Browning), Roma, Cidade Aberta (Roberto Rosselini), Verboten (Samuel Fuller), Os Ladrões (André Techiné) são alguns filmes que escolho desta semana na Cinemateca.

Livros

Considerações sobre França, de Joseph De Maistre, editora Almedina, 304 páginas. De Maistre é um conservador que leu a Revolução Francesa de outra forma. É um dos pensadores importantes da ciência política, mas estranhamente pouco lido por cá.

O Registo dos Mortos, de Patricia Cornwell, Editora Presença, 347 páginas. Para quem gosta de policiais, é o regresso da especialista em medicina legal Kay Scarpetta. Uma das personagens mais conhecidas para quem gosta de diversão com este género literário.

CD

Carlos do Carmo & Bernardo Sassetti - não é que se seja o meu estilo de música, mas o fadista tem uma das vozes mais inconfundíveis para a história da música portuguesa, o Bernardo era o meu melhor amigo da escola primária, um músico e criativo genial e como alguém escreveu neste cd o «piano escuta».

Viagem

Golegâ - Para quem gosta de cavalos, o cheiro ao campo do Ribatejo, a simpatia daquelas gentes, mas também alguma paciência para o bulício da Lisboa que ali se instala durante uma semana, dê um salto à Golegâ. E para comer opte pelo Café Central, da "menina São" que tem 85 anos mas é uma pessoa encantadora. Os meus pais estão por aquelas bandas há uma semana e dizem-me que está tudo ao rubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário