quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O mercado está calmo? Não, não está

Apesar de estarmos próximos do Natal, deixo apenas uma sensação: o mercado de Conselho em Comunicação não está calmo.

Pelo contrário, está bem nervoso. A crise atira as empresas para cortes e como sabem as áreas de marketing e comunicação são as primeiras, estupidamente, onde se tentam cortar gorduras.

O nosso mercado está a transformar-se numa guerra de dumping feita por alguns sem escrúpulos e que estão a estragar o mercado, aceitando avenças pouco dignas para o trabalho que realizam.

Há quem tenha conseguido roubar empresas a outras empresas por metade do valor dos fees. Isso é péssimo e revela bem o nervosismo e a pressão a que algumas empresas estão submetidas.

Vão-me dizer que é o mercado que assim o determina. Mas meus amigos, o mercado não deve ser uma selva e é para isso que existem associações empresariais. Os que baixam preços para salvarem a pele estão a minar a nossa indústria e estão a tirar o valor ao trabalho profissional que os consultores desempenham.

Desculpem que vos diga, mas este tipo de gente não pode ser recomendável. O nosso trabalho deve ser valorizado e promovido e não deve ser diminuído pelos que estão com a corda na garganta.

Sem comentários:

Publicar um comentário