terça-feira, 26 de abril de 2011

Um mês de Godinho Lopes

Vamos ser claros: Godinho Lopes nunca será um Presidente carismático, até porque não tem características pessoais para isso. Parece sempre um "second man", um vice, o que ali está para ajudar a resolver os problemas com sensatez mas não para liderar multidões.

O que é certo, é que o seu primeiro mês foi bom. O Sporting estava em cacos, pela divisão dos votos e por um candidato que pretendeu ser Presidente, irresponsavelmente, pela via judicial, quando já se sabia que isso era impossível e bastava ter bom senso para não arrastar o nome do clube na lama durante esse período, algo que os sócios sensatos nunca irão esquecer.

Godinho Lopes tentou, de imediato, agregar as diversas sensibilidades, porque ninguém é dono dos votos, como bem disse na altura Pedro Baltazar, a não ser os seus.

Na sua primeira prova de fogo, em Alvalade, quando lhe prometiam manifestações contrárias (em que ninguém reparou), tirou da cartola a homenagem sempre justa a Artur Agostinho, e apresentou Moniz Pereira, Obikwelu e Naide Gomes no relvado.

Tem havido aproximação aos sócios e aos núcleos, tem-se sentido calma, falta sentir-se esperança e isso vai depender muito do que Luis Duque e Carlos Freitas têm na manga. O rei - o treinador - e os ases - os craques.

Neste período, notei apenas um erro, que advém do facto de Godinho Lopes não ser um homem da bola, algo que terá de melhorar. Demorou muito tempo a reagir à arbitragem do Porto-Sporting e se quer começar a marcar o seu caminho - e esse caminho terá de passar por divergir claramente do Benfica e do Porto - os tempos de reacção são fundamentais.

E quais serão as principais dificuldades para o futuro de Godinho Lopes? Exactamente as que foram detectadas na campanha.

1- Repito, melhorar muito no capítulo do futebol onde é praticamente um leigo na matéria.

2- Distanciar-se da imagem da continuidade e evitar falar de assuntos da banca. É a banca que tem de ir ao Sporting e não o Sporting a ir à banca.

3- Manter unida uma equipa que tem muitas personalidades respeitáveis mas com muito ego, na terminologia da campanha a tal lista do saco de gatos. Que, para já, não tem mostrado sinais de fissuras e tem vindo também a trabalhar discretamente e bem. Ponho nomes:

Luis Duque e Freitas no futebol sabem da poda e vamos ver o que fazem; Carlos Barbosa com o marketing e comunicação, reeleito há pouco no ACP, é um nome de prestígio, mas já tomou uma decisão que, a meu ver é de perfil baixo e fraco, refiro-me à directora de comunicação e já escrevi sobre isso; Paulo Pereira Cristóvão, que tem estado a meter ordem na casa e a ensinar a alguns funcionários do Sporting que o clube não é a função pública, e já no terreno pela construção do novo pavilhão. Pode custar a muita gente, mas digo de antemão que este senhor vai ser o melhor vice do Sporting; Filipe Nobre Guedes, que deverá estar bastante calado pois é neste momento o que tem maior nível de rejeição entre os sócios.

Godinho Lopes não é especialista em bola, mas sabe de cimento. É esse cimento que manterá unida a sua equipa e, fundamentalmente, os sócios do Sporting. E uma nota final: é preciso dinheiro. E Godinho Lopes já avançou com garantias pessoais na ordem dos 2,5 milhões de euros para pagar despesas do clube. Teve um bom mês, há que elogiar.

2 comentários:

  1. Concordo na generalidade. Acho que ele meteu a casa em ordem. é o primeiro a chegar e o ultimo a ir embora. Mas não concordo em que ele não seja um "second man". Ele na verdade é o motor deste novo Sporting. Experimenta passar por Alvalade ou falar com quem tem estado perto dele, que ouviras a resposta a esta minha sugestão. Ele é na verdade um operacional, um gestor, um mentor, um maestro desta nova orquestra Sporting...

    ResponderEliminar
  2. Concordo na generalidade. Acho que ele meteu a casa em ordem. é o primeiro a chegar e o ultimo a ir embora. Mas não concordo em que ele não seja um "second man". Ele na verdade é o motor deste novo Sporting. Experimenta passar por Alvalade ou falar com quem tem estado perto dele, que ouviras a resposta a esta minha sugestão. Ele é na verdade um operacional, um gestor, um mentor, um maestro desta nova orquestra Sporting...

    ResponderEliminar