domingo, 5 de maio de 2013

Sugestões para a semana (9-2013)

Livros

"A Descoberta do Mundo", Clarice Lispector, Relógio D`Água, 690 páginas. É um livro para ser saboreado devagar, para tirarmos mais prazer da escrita desta genial escritora. Tenho transcrito algumas pérolas deste livro, no meu mural no facebook, que guarda as crónicas que ela escreveu para o Jornal do Brasil entre 1967 e 1973. É para ter sempre ao lado.

"O Mistério do Lago", Arnaldur Indridason, Porto Editora, 312 pág. Para quem tem dúvidas que os melhores policiais^da actualidade vêm dos países nórdicos, leiam o segundo livro por cá publicado deste escritor islandês. O primeiro, "A Voz", é notável, este tem os mesmos ingredientes.

Cinema

"Fear and Desire", Stanley Kubrick. A sua primeira longa-metragem e a mais desconhecida, pois o grande realizador praticamente esqueceu que a fez. Mas estão cá algumas das ideias posteriores de Kubrick.

"Repulsa", Roman Polanski. Para mim, o filme mais genial dele. Catherine Deneuve, sexualmente reprimida, vive à distãncia a paixão da sua irmã, até entrar em loucura.

Documentários

Amanhã, pelas 22h, na RTP2, RKO-Uma história de Hollywood, sobre um dos maiores estúdios da meca do cinema, que atravessou a fase de ouro e foi à falência nos anos 50. Para os amantes do cinema, eu já vi, e vale a pena ver

Na sexta-feira à 1 hora, no ARTE, um documentário sobre Isabelle Adjani, uma das mais belas actrizes francesas.

Séries

No sábado, estreia às 20.30h no AXN Black a 5a e última temporada de Damages-Sem Escrúpulos, uma das grandes séries dos últimos anos, com Glen Close no seu melhor.

E segunda na FOX estreia uma série policial europeia, com Jean Reno no papel principal

E chamo a atenção para a série que se estreou no TVCSéries, "Magic City", passada em Miami no final dos anos 80, com uma recriação de época fantástica.

Revistas

A última edição da revista do Le Monde (Hors-série) chama-se "La Vie en Séries". Na capa, os carismáticos "Dexter" e a "Emma Peel" (a personagem da Diana Rigg no clássico "Os Vingadores). São 98 páginas com o melhor e a maneira de criar as melhores séries de tv.

Na Lire (também edição "Hors-série"), "Un siécle de BD". Na capa, Spirou, Blake & Mortimer, Astérix, Alix, entre outros. Lá dentro, 100 páginas com tudo sobre os heróis da BD.

Restaurante

Uma das melhores vistas de Lisboa está no SILK, no Chiado. Agora, junta-se o útil ao agradável com o seu casamento com o Sushi Fashion do Chiado que para ali se muda. Um abraço especial e desejos de felicidades ao Nuno Machado Lopes, do Silk, e ao Luis Ferlov do Sushi Fashion, o melhor japonês de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário