domingo, 16 de agosto de 2015

Sugestões para a semana

Livros

Trilogia do Cairo ("Entre Dois Palácios", "O Palácio do Desejo", "O Açucareiro"), Naguib Mahfouz, Civilização Editora. Recomendo vivamente as três obras mais marcantes, mas podia recomendar outros do Nobel da literatura egípcio, como por exemplo "O Cairo Novo", que li há poucas semanas. Magistral escrita, o conservadorismo da sua sociedade e o choque com o progresso. Personagens inesquecíveis e a magia daquele Cairo do início do século XX.

"A História Secreta da Gestapo", Jean Dumont, Saída de Emergência, 876 páginas. Obra recentemente lançada, a história da polícia secreta do Terceiro Reich, o seu poder, os seus métodos, a sua evolução. Um livro importante e de rigor histórico sobre um tempo que convém nunca esquecer, para nunca mais voltar.

Cinema

Em casa recomendo hoje no TVC2, às 22h, o considerado nas últimas listas como o melhor filme de sempre, ultrapassando "Citizen Kane", de Orson Welles, "Vertigo - A mulher que viveu duas vezes". Uma obra-prima de Hitchcock com James Stewart e a inesquecível Kim Novak.
Na terça, também ás 22h e no TVC2, "As Asas do Vento", a despedida do mestre japonês Hayao Miyazaki. que com o seu desenho aborda a história do homem que desenhou os caças japoneses da II Guerra Mundial.

Séries

Numa altura de defeso, salientar na terça o último episódio da quarta temporada de Scandal (cada vez mais uma novela) na fox Life, a exibição de uma verdadeira série de acção, na sua última temporada, Strike Back, no TVS e aguardo para a semana a estreia da terceira temporada de uma série muito simpática, "Mr. Selfridge".

Documentário

Na terça recomendo um documentário, que são três episódios de seguida, que já passou no ARTE e agora repete, "China - O Novo Império", sobre a história política contemporânea do Grande Império, da vitória de Mao aos nossos dias e que ajuda a compreender este capitalismo de estado vermelho que ali vigora.

Restaurante

A Camponesa, em Santa Catarina. Ainda ontem lá jantei, boa cozinha, bom ambiente, boa garrafeira e sugiro que deixem o dono do restaurante surpreendê-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário