sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sugestões de fim-de-semana (1)

No dia em que arranca um novo blog recheado de trutas, o Lugares Comuns, inicio uma nova secção que tentarei publicar todas as 6as feiras. São sugestões de lazer que deixo para o fim-de-semana.

Livros: os dois que tenciono ler nestes dois dias

O Seminarista, o novo do Ruben Fonseca (dispenso-me de descrever, mas adoro a sua escrita forte)

Clarice Lispector, Uma Vida; de Benjamin Moser (a biografia da grande escritora que nasceu na Ucrânia mas que escreve emoções como poucos em língua portuguesa)

O Homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick (e se o mundo depois da II Guerra estivesse dividido, mesmo em solo americano, por japoneses e alemães. E que conta com um prefácio extraordinário e cheio de referências de Nuno Rogeiro sobre o autor e a sua obra)

Cinema: mais em casa, pois tenho ido pouco a salas

Vencer, do Marco Bellochio, sobre o surgimento de Mussolini

O Polícia sem lei, de Werner Herzog, baseado na versão genial do Abel Ferrara que tinha na altura um harvey Keitel inesquecível

O Homem Tranquilo, de John Ford, finalmente em dvd John wayne a percorrer a Irlanda num filme romântico, algo que o ícone do western sempre foi pouco visto

Restaurante: um dos meus preferidos de Lisboa

Lisboa à Noite, dos amigos srs. Vitor e César. Boa cozinha portuguesa e um tratamento simpático que nos faz julgar que estamos em casa

Teatro: Vi ontem no D. Maria

Eléctrico Chamado Desejo, de Tennessee Williams, encenado pelo Diogo Infante. Quem viu o filme de Elia Kazan sabe que era Stan Kowalski (Marlon Brando) que dominava a cena, aqui é a Alexandra Lencastre que brilha a grande altura. mas com a prova de que temos bons actores: Albano Jerónimo, Lúcia Moniz, pedro Laginha vão bem.

1 comentário:

  1. Bons dias,

    Se me permite, acrescento à lista de livros o belo A queda dos Gigantes, onde Ken Follett, autor de Os Pilares da Terra, começa a fazer o retrato do Séc XX. Faz parte de uma triologia que contará, em romance histórico, a história do Séc. XX através da visão de uma família americana, uma galesa, uma inglesa, uma alemã e uma russa.

    Abraços,

    ResponderEliminar