quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Spinning (2)

Se bem se recordam esta semana o Sol esgotou nas bancas por causa da publicação de mais linhas sobre um possível plano de controlo da comunicação pelo Governo. Já escrevi o suficiente sobre esse assunto. Porém, deixo uma reflexão.

1- O Sol apostou nessa linha de intervenção de uma série de homens de confiança de Sócrates para comprovar a sua tese.

2- Alguns dos factos ali reproduzidos são repugnantes.

3- As duas últimas edições do Sol fizeram crescer a percepção na opinião pública de que o PS quer controlar a comunicação social e silenciar ou "limpar" algumas peças da engrenagem.

4- Como comentei com algumas pessoas com responsabilidades a estratégia a ser executada, se eu estivesse nessa posição, era simples. "Queimar" Rui Pedro Soares (Paulo Penedos será protegido) e lançar Sócrates para uma nova fase de decisão e confronto com Belém, acompanhado de uma série de intervenções do melhor do PS (reparem que já defenderam Sócrates, Vitorino, Costa e Mário Soares, por exemplo). E tentar deixar cair uma ou outra história com impacto para diminuir o impacto das histórias do Sol.

5- Mas algo de extraordinário ninguém comentou. O Sol fala na sua tese de atentados contra a liberdade de imprensa, porém, esqueceu-se de explicar melhor uma coisa: é que da sua famosa última edição, houve duas páginas que não seguiram para a edição de Angola (segundo o jornal por dificuldades técnicas). Porque será? Por total liberdade de imprensa naquele país africano? Por tentativa de controlo do Governo Sócrates?

1 comentário:

  1. Luis Silva18/2/10 04:16

    A questão do "corte" na edição angolana do Sol foi noticiada pela SIC. Um responsável do semanário atribuiu a não publicação das páginas referentes ao envolvimento de Joaquim Oliveira, ao horário de fecho para envio da edição para Angola, que não permitiu incluir as mesmas (só acredita quem quer...). Joaquim Oliveira que tem, pelo que percebi, participação na ZON, onde também está presente - e em força - nada mais, nada menos, que Isabel dos Santos (sim, a filha).

    ResponderEliminar